Seis formas de ter mais foco e concentração no seu dia a dia

Me diga com sinceridade: quando você está estudando ou trabalhando, quão bom você é em se manter focado durante todo o tempo necessário? Mesmo eu que não tenho hiperatividade, ansiedade ou uma desatenção exagerada, posso dizer que não são todas as vezes que consigo me manter em apenas uma coisa.

Hoje quero passar 6 formas de você se manter mais concentrado e ter mais foco no que você estiver fazendo. E vamos combinar uma coisa: hoje tente ler somente este artigo, sem olhar o WhatsApp, e-mail, mídias sociais ou qualquer outra coisa assim! E a forma de se ter mais foco em toda a sua vida, pode ser dividida em suas: a primeira forma é por meio de estímulos internos, uma espécie de musculação mental para que o foco e a concentração aumentem.

E a segunda forma é por meio de estímulos externos. São atitudes que você pode tomar ou locais que você pode ir para que você tenha um ambiente mais agradável, onde seu foco e concentração podem trabalhar melhor. Trabalhar internamente é a maneira mais eficaz, mas apenas um monge que consegue se concentrar quando tudo ao seu redor é um caos.

Então hoje quero passar tanto dicas de estímulos internos e externos. É muito mais fácil ter foco e concentração quando você trabalha nessas duas áreas. E a primeira coisa que devemos entender é que a falta de concentração e foco é uma das melhores formas de você jogar tempo fora, porque além de estar fazendo uma outra coisa ao invés do seu foco principal, existe um outro problema relacionado à mudança de atividades.

Dicas para manter a concentração e foco

DICA 1: ELIMINE SUA HABILIDADE DE FAZER OUTRA COISA

remédio para aumentar concentração

Toda vez que você muda de atividade, seu cérebro gasta uma grande energia e tempo se preparando novamente. É por isso que existem aqueles dias que você passa o dia inteiro fazendo centenas de coisas diferentes, não termina nada, e mesmo assim se sente exausto no final do dia. Como é dito no livro Essencialismo, você pode fazer 10 atividades diferentes e ter esse resultado em cada uma delas, mas se optar por fazer apenas uma, além de concentrar todos os seus esforços em uma única coisa, você ainda vai ter o benefício da concentração, o que vai fazer render bem mais e usar bem menos do seu tempo!

E existe uma história (que não se sabe até que ponto seja verdade) de Hernan Cortes, que chegou no território inimigo com seus navios, e ordenou que sua tropa queimasse todos eles, fazendo com que eles não tivessem mais escapatória. A única coisa que poderiam fazer era seguir em frente, rumo ao objetivo de conquistar… E o que isso tem a ver com foco e concentração?

É que se fizer a mesma coisa que Cortes, que é ELIMINAR SUA HABILIDADE DE FAZER OUTRA COISA, você também não vai ter escapatória! Uma das formas de se fazer isso é usando extensões no seu computador e aplicativos no seu celular que bloqueiam certos sites, ou se quiser, desconecte-se completamente da internet.

DICA 2: TENTE USAR O APP FOREST

E falando sobre aplicativos, existe um que descobri uns dias atrás um aplicativo chamado Forest, que é um pouco parecido com a metodologia do Pomodoro (você vai colocar um temporizador para ficar focado), mas a diferença é que quando você acionar o tempo, seu celular vai ficar virtualmente bloqueado… É um aplicativo que simula plantar uma árvore, então quando você inicia o tempo, ele planta uma semente, que cresce no decorrer do tempo marcado. Se você não usar seu celular durante esse tempo, a árvore cresce. Se usar, ela morre!

O que acho legal nesse app, ao invés de apenas desligar seu celular ou coloca-lo em outro lugar, é que com ele, você meio que consegue uma recompensa momentânea por ter focado nesse tempo. Parece meio bobo, mas pra quem usa o app pode concordar comigo, é bem legal olhar para a sua floresta, ver um monte de árvores e se sentir bem por ter foco e concentração…

Ele é uma ótima ferramenta para usar no trabalho, nos estudos e até quando você está conversando com amigos, já que está cada vez mais difícil se juntar com amigos e ficar conversando por 30 minutos sem olhar o celular.

DICA 3: TENHA UMA FOLHA DE DISTRAÇÕES

Agora algo que fez muita diferença pra mim e para muitas outras pessoas que usam esse método, foi a de sempre ter ao seu lado uma
folha de distrações. Eu já falei sobre ela em pelo menos outros 2 artigos (sobre a técnica Pomodoro), mas você pode usar ela em qualquer momento. Ela é basicamente uma folha em branco onde você escreve todas as distrações que vier na sua mente enquanto está tentando focar em alguma coisa.

Eu, por exemplo, sempre quando estou estudando, lendo ou em algum trabalho, quase automaticamente começo a pensar nas coisas que preciso comprar, no que preciso arrumar e limpar… Eu já fui uma das pessoas que param os estudos (ou a leitura ou o trabalho) para poder fazer essas coisas básicas, mas com a ajuda do papel, o que faço é apenas escrever todas essas coisas (para não ficar matutando elas na minha cabeça e para também não esquecer depois) e aí continuo com o que estava fazendo inicialmente.

Isso aumentou muito meu foco e concentração. Se você ainda não faz isso, faça, técnica simples e muito eficiente.

DICA 4: MEDITAR

E até agora eu só disse dicas externas, coisas que você pode fazer para que o foco e a concentração seja facilitada, mas ainda existem atitudes que você pode tomar pra que interiormente seu foco seja aumentando. Agora quero que você esqueça toda a parte esotérica e espiritual da meditação…Não vou falar sobre shackas, energia quântica e nem nada disso.

O que a meditação é na verdade é um treino para seu cérebro, especialmente para o seu foco. Pense comigo: na meditação o que você faz: você fica um tempo (que varia de 3 minutos até horas) pensando em poucas coisas ou tentando não pensar em nada. Esse é um exercício extremamente difícil para o foco! Exercitando seu cérebro dessa maneira, tenho certeza que seu nível de foco vai melhorar, e é a partir do foco maior que você terá ainda mais melhorias na sua vida, todos os benefícios que os meditadores dizem que tem. E além de meditar, existem outras coisas que podem te ajudar.

DICA 5: CUIDE DO SEU CORPO

Ter uma boa qualidade de sono, que é dormir o necessário para repor suas energias, dormir num local calmo, escuro e que tenha uma temperatura agradável, e além disso, comer comida saudável e que te dê energia, ao contrário de comidas industrializadas que tem praticamente 0 quantidade de nutrientes, e fazer exercício regularmente (30 minutos por dia vai te colocar na frente de 95% da população).

Essas são todas formas de deixar seu corpo na melhor forma possível, e não digo forma física, mas na forma que ele pode te ajudar ao máximo.

É ele que vai te levar para todos os lugares. E nesse artigo eu falei bastante sobre eliminar distrações, e também falei especialmente em eliminar a sua habilidade de se distrair com outras coisas, mas mesmo assim, existem algumas distrações que fogem um pouco do seu controle, alguém que te chama para conversar ou para pedir algo, o vizinho que gosta de ouvir som alto ou até a fome que bate de 3 em 3 horas.

E se você puder fazer algo para que isso não aconteça, você com certeza vai ter mais facilidade de ter um tempo concentrado e com foco, então, preste atenção nessas potenciais fontes de distração antes de você começar seus estudos. Tem pessoas que preferem ir para uma biblioteca silenciosa, outros preferem ir à uma cafeteria, outros à um parque.

DICA 6: ELIMINE DISTRAÇÕES ANTES DE COMEÇAR QUALQUER ATIVIDADE

comprar zen power x

Não importa onde você precisa ir, ou se consegue ficar mesmo na sua própria casa. O importante é ir se conhecendo, e percebendo também o que pode acontecer ao seu redor, para criar a sua melhor forma de estudar com foco e concentração.

E essas foram 6 dicas de como aumentar sua CONCENTRAÇÃO E FOCO. E eu enxergo essas duas coisas como habilidades que podem ser desenvolvidas, e facilitadas! Se você ainda não encara dessa forma, faça um esforço e sinta a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *